Ultimas Notícias

Sindicatos Rurais da Regional Querência têm demanda diversificada de treinamentos em março



Os sindicatos da regional de Querência, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) têm registrado uma diversificação na demanda por treinamentos. Assim como na maioria dos municípios mato-grossenses, o setor de máquinas e implementos agrícolas ocupam sempre os primeiros lugares do ranking dos mais demandados.

Líria Knutzen, mobilizadora do Sindicato Rural de Água Boa conta que um dos treinamentos mais pedidos para março é o de irrigação. "Foi solicitado pela Penitenciaria Major PM Zuzi Alves da Silva e atenderá 15 reeducandos". Durante o ano de 2017 foram realizados 12 treinamentos dentro da unidade prisional, já para este ano, além da irrigação ainda estão previstos outros três treinamentos.

A gerente de apoio administrativo e penal na penitenciaria Major PM Zuzi, Lucidalva Elias Costa, diz que o treinamento de irrigação, assim como os demais realizados em parceria com o sindicato rural de Água Boa e o SENAR-MT proporciona capacitação e qualificação para os reeducando e, isso, possibilita a reinserção deles na sociedade. "Me surpreendi com a qualidade do conteúdo e o comprometimento dos profissionais tanto do SENAR-MT, quanto do sindicato rural de Água Boa".

Já em Gaúcha do Norte, o treinamento de Relacionamento interpessoal é o que está sendo mais demandado. No início de março foram realizadas duas turmas, sendo uma na comunidade rural de Nova Esperança e outro na sede do sindicato rural atendendo pessoas ligadas ao comércio e órgão públicos. Ao todo foram capacitadas 30 pessoas. "Temos mais um previsto para o próximo dia 23 de abril", conta a mobilizadora do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Lazara Glesia.  

Em Campinápolis, o sindicato, que também é atendido pelo escritório da regional de Querência, do SENAR-MT realizou turmas de treinamentos para capacitar pessoas que irão trabalhar na produção de minhocas e na sangria de seringueiras. Para março, a ideia é diversificar ainda com a realização de capacitação para quem pretende trabalhar com hidroponia. Um deles já aconteceu no início de março, na Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves e capacitou funcionários da escola e pessoas da comunidade e o outro foi no P.A Banco Terra. Ao todo serão capacitadas 25 pessoas.

E assim, cada município solicita treinamentos junto ao sindicato de produtores rurais e, consequentemente, junto ao SENAR-MT para capacitar pessoas nas mais diversas áreas e setores da agropecuária. Em Nova Nazaré, foi realizado em parceria com a prefeitura municipal, o treinamento de agente sanitário em saúde animal.

Em Canarana está previsto para o dia 20 de março treinamento de Relacionamento Interpessoal. Já em Nova Xavantina entre os dias 12 e 28 de deste mês acontecerão três treinamentos, sendo um de confecção de peças intimas, produção caseira de derivados de milho e viveirista em fruticultura.

Em Querência está previsto para o dia 26 o treinamento de sangria de seringueira.  Ao todo os municípios que compõe a Regional Querência do SENAR-MT terão mais de 25 treinamentos de áreas poucos demandadas. O objetivo é diversificar as atividades para agregar renda à propriedade rural e também capacitar mão de obra para as mais variadas atividades da agropecuária.



Assessoria


Tecnologia do Blogger.