Ultimas Notícias

Bombeiros usam avião para tentar apagar incêndio no Araguaia

Equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando no combate ao incêndio desde sexta-feira (18). Reserva fica no município de Novo Santo Antônio


Bombeiros estão usando um avião para tentar apagar o incêndio que já consumiu 12 mil hectares do Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá. O fogo, segundo o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros, tem se espalhado por fagulhas em duas frentes, o que tem dificultado o combate. O incêndio no parque foi identificado na sexta-feira (18).
"As condições atmosféricas favorecem o incêndio, que registrou inclusive propagação por meio aéreo", informou o Corpo de Bombeiros.
De acordo com os bombeiros, na terça-feira (22), o fogo que atinge a frente norte apresentava chamas mais altas e não foi possível impedir a progressão do incêndio. Porém, as equipes conseguiram construir 13 km de linhas de defesa e contenção do fogo que evolui para dentro do parque.
Além do avião e das equipes terrestres dos bombeiros e da Ong Aliança da Terra, também são usados no combate ao incêndio dois auto tanques (sendo um deles de combustível) e uma moto cross e três auto rápidos florestais.
O parque
O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.
Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o ‘Pantanal do Araguaia’, que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.
Tecnologia do Blogger.